Dia D, 22 de fevereiro: Batatais terá megaoperação de combate à dengue

19/02/2025

Batatais se prepara para uma grande mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 7h, a cidade receberá uma ação integrada, com foco na eliminação de focos e conscientização da população sobre os riscos dessas doenças.


A Prefeitura de Batatais, por meio das secretarias de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, dará início à megaoperação nos bairros Jardim Miguel Valenciano, Francisco Pupin e Matadouro (principalmente na rua Jácomo Rampim. Durante a ação, equipes de agentes comunitários de saúde, profissionais do Controle de Vetores e membros da Semusa realizarão visitas casa a casa, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito, além de aplicar larvicidas nos locais estratégicos.


A definição dos pontos a serem atendidos foi baseada nos dados das armadilhas de monitoramento, que identificam as áreas com maior risco de surtos. O sistema de monitoramento da Semusa continua a indicar os locais com os maiores índices de infestação, orientando as ações de maneira estratégica e eficiente.


LEIA MAIS CLICANDO AQUI: BATATAIS INTENSIFICA COMBATE À DENGUE COM MAPEAMENTO EM TEMPO REAL E MEGAOPERAÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO


NOSSOS REFORÇOS


Uma das ações mais emblemáticas será a participação dos idosos do Casi (Centro de Atenção à Saúde do Idoso), que terão um papel fundamental na conscientização. Como parte de uma gincana promovida pelo Casi, os idosos estarão acompanhados de profissionais da Saúde, visitando as residências e promovendo a educação sobre a prevenção da dengue.


A secretária municipal de Saúde, Bruna Toneti, destaca a importância de "compartilhar a sabedoria dos idosos como processo educativo no combate à dengue", ressaltando o valor dessa ação intergeracional na conscientização comunitária.


Bruna disse que a colaboração de toda a população é fundamental para o sucesso da iniciativa. “A participação ativa e a responsabilidade de cada cidadão no cuidado com seu ambiente doméstico fazem a diferença. A prefeitura, por meio desta campanha, reforça que ‘toda ajuda é importante, principalmente a sua’”, disse.


Durante as visitas casa a casa, as equipes vão orientar os moradores sobre as principais formas de prevenção, como eliminar criadouros de mosquitos e manter os ambientes livres de água parada. “Os reforços da terceira idade, com sua experiência e disposição em ajudar, garantem um caráter humanizado e colaborativo à ação, sendo mais um exemplo da união de gerações no esforço contra a dengue”, completou a secretária.


A Prefeitura de Batatais convida todos os moradores a se envolverem ativamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, evitando focos e adotando medidas preventivas em suas residências. Juntos, podemos vencer essa batalha!


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O MAPA EM TEMPO REAL:


https://www.miaedes.com.br/public-maps/client/4216/region/532561/weekly