Batatais intensifica combate à dengue com mapeamento em tempo real e megaoperações de conscientização
17/02/2025

A Prefeitura de Batatais, por meio da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), está desenvolvendo ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Utilizando tecnologia de ponta e esforços coordenados, o município tem avançado na luta contra o avanço desses vírus e no controle da proliferação do mosquito.
Monitoramento em tempo real com armadilhas inovadoras
Com o objetivo de direcionar suas ações de forma mais precisa, a administração municipal conta com um sistema inovador de monitoramento do Aedes aegypti. São mais de 250 armadilhas instaladas em pontos estratégicos da cidade, que atraem as fêmeas grávidas do mosquito por meio de um atrativo sintético. Ao entrarem nas armadilhas, as fêmeas ficam presas a um adesivo, permitindo sua coleta para análise detalhada.
As armadilhas são ferramentas essenciais para mapear as áreas de risco e calcular os índices de infestação. As coletas realizadas são enviadas para análises laboratoriais, onde são estudados os insetos capturados para verificar a presença dos vírus da dengue, com seus diferentes sorotipos, e da chikungunya.
Megaoperações de combate e conscientização
Além do monitoramento, com o apoio da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, a Semusa de Batatais realiza grandes operações de combate ao mosquito, com a participação de cerca de 50 profissionais, devidamente identificados, que atuam de forma intensiva em várias frentes. Essas ações incluem a eliminação de criadouros, a orientação à população sobre práticas preventivas e a fiscalização de áreas denunciadas com focos do mosquito. A ideia é engajar a comunidade no processo de combate ao Aedes aegypti e promover a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros.
A secretária de Saúde, Bruna Toneti, destaca a relevância do envolvimento da população para o sucesso da campanha. "O engajamento de cada morador é fundamental. Somente com a colaboração de todos conseguiremos reduzir os índices de infestação e evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito", afirmou a secretária.
Acompanhe o mapeamento em tempo real
Para facilitar o acompanhamento da população, a Prefeitura disponibilizou um mapa interativo em tempo real, no qual é possível verificar as áreas de risco e acompanhar a evolução das ações de combate. A ferramenta é mais uma medida para garantir que as estratégias adotadas estejam alinhadas com as áreas mais críticas da cidade.
Acesse o mapa interativo em tempo real aqui:
Mapa de Monitoramento - Batatais
Como fazer sua parte?
A participação ativa de todos os moradores é essencial para o sucesso do combate à dengue. A Prefeitura de Batatais alerta sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito em casa e no entorno. Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença:
- Elimine qualquer recipiente que possa acumular água (garrafas, pneus, latas etc.);
- Verifique regularmente caixas d`água, calhas e ralos;
- Colabore com as ações de fiscalização e denuncie focos de infestação.
- Se encontrar criadouros do mosquito, denuncie, Ligue 0800-942-2999 ou (16) 99998-5462 (WhatsApp).
Com o apoio da população, Batatais pode continuar avançando no combate à dengue e em outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A união de esforços é a chave para a proteção de todos.
Juntos, podemos vencer a batalha contra o mosquito!