Veja como funciona o Paif, Serviço de proteção e Atendimento Integral à Família, em Batatais.

17/08/2022

Você sabia que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Batatais trabalha de forma coletiva e sistêmica com grupos de pessoas, promovendo com elas rodas de diálogos, ofertando informação sobre serviços, programas, projetos e direitos?


Isso é parte do trabalho do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), desenvolvido por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).


Os grupos de Paif possibilitam contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade.


Essa iniciativa permite que os participantes troquem experiências, vivências, busquem proteção social e se informem sobre seus direitos.
O trabalho apoia famílias no desempenho da função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegura o convívio familiar e comunitário a partir do desenvolvimento de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.


Desta forma, famílias e seus membros são reconhecidos como sujeitos de direitos e têm suas potencialidades e as vulnerabilidades de seu território de vivência no foco dos trabalhos dos Cras.


A secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Girardi, informa que as ações coletivas acontecem sistematicamente e que os interessados devem procurar o Cras mais próximo para participar dos encontros.