Sequenciamento do Butantã revela as variantes da Covid em circulação no município.

20/02/2022



A Prefeitura de Batatais recebeu do Instituto Butantã o sequenciamento genômico das amostras coletadas de pacientes do nosso município que tiveram a Covid-19.

O estudo detectou 12 casos da variante AY.99.2 - provavelmente de origem da Índia, em dezembro, e 84 casos da variante BA.1 - Ômicron, no mês de janeiro.
Com a informação, a Secretaria Municipal de Saúde confirma o que já se previa, quanto ao motivo da disparada de casos de covid na cidade no início deste ano, uma vez que a variante Ômicron é mais contagiosa.
A variante Ômicron do coronavírus foi identificada no mundo em novembro de 2021.

Desde a classificação da cepa como uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram detectadas diferentes outra linhagens da variante, incluindo sub-variantes chamadas de BA.1, BA.1.1, BA.2 e BA.3.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população continue em estado de alerta, atendendo todos os chamados da vacinação e tomando as medidas recomendadas desde o início da pandemia, como uso de máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações.