Secretarias de Educação e Saúde convidam para o lançamento do projeto ‘Fast Heroes’

13/10/2022

As secretarias de Educação e de Saúde de Batatais farão o lançamento oficial do projeto educativo Fast Heroes, que prevê treinar crianças para identificar sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e saber como agir.
O evento acontecerá nesta sexta-feira (14), às 11 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Benito de Uriarte Erbastrain, e contará com a participação.


O ‘Fast Heroes’ é um projeto educativo que tem a finalidade de ajudar crianças a reconhecerem os sinais mais frequentes do AVC, e será desenvolvida em Batatais por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde.


A iniciativa visa a conscientização sobre a doença por meio das crianças, fortalecendo, assim, as ações em saúde. Considerando que é relativamente comum crianças passarem bastante tempo com os avós, serão trabalhados em contexto escolar temas dos super-heróis (símbolos da campanha) para treinar o reconhecimento dos sinais mais frequentes do AVC. Além dos pequenos aprenderem sobre a doença, eles se tornam multiplicadores de informações.


A secretária de Saúde, Bruna Tonetti, explica que a prefeitura firmou uma parceria durante o Global Stroke Alliance – for Stroke without Frontiers, um congresso médico destinado a debater o AVC, para participar do projeto junto à iniciativa Angels, sob a coordenação de Renata Mirandsa, e ao médico Octávio Pontes Neto, com sua turma de neurologistas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Ambos estarão presentes na cerimônia de lançamento do projeto.


Segundo ela, uma vez capacitadas, as crianças podem acionar socorro médico e, desta forma, salvar vidas e diminuir as sequelas de seu parente que porventura tenha um AVC.


Para o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, a forma como o conteúdo da campanha foi desenvolvida é extremamente cativante para todos os envolvidos. “Com base em histórias de super-heróis, o projeto utiliza uma linguagem lúdica para repassar um conteúdo sério, importante e que salva vidas”, disse o secretário.


Bruna Toneti disse ainda que o município será um dos primeiros do Estado de São Paulo a participar do projeto, que já existe em outros países, mas é uma iniciativa nova no Brasil.