Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais de mil atendimentos em agosto

02/09/2022

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou 1.072 atendimentos diretos à população de Batatais durante o último mês de agosto.


A Proteção Social Básica efetuou 518 atendimentos particularizados por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), 16 visitas domiciliares e cinco encontros coletivos temáticos de Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família).


Os atendimentos resultaram em 74 encaminhamentos diversos para acessos de direitos. Foram ofertados 232 benefícios eventuais, sendo: dois auxílios funerais, um auxílio natalidade, 14 por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso e mobilidade (passagens) e 215 por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso a alimentação.


No mês de agosto foram trabalhados em oficinas: “Agosto Lilás” – mês de conscientização da pelo fim da violência contra a mulher; Direitos e espaços de acesso da pessoa idosa; Cras e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); Meu Território e Demanda Catadores Autônomos.


Na Proteção Social Especial, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou, em agosto, 310 atendimentos entre presenciais, visitas domiciliares, articulação em rede e encaminhamentos. O total de acompanhamento atualmente é de 180.


A Central de Cadastros atendeu 244 famílias, 103 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 141 atualizações cadastrais.


Na Educação Permanente todos os profissionais revisitaram o sistema Prontuários Suas (Sistema Único de Assistência Social) Digital para melhorar os registros dos atendimentos. A gestão também proporcionou capacitação para as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) com a Drads (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) de Franca sobre prestação de contas e relatórios.


Também em agosto foi finalizado o plano de ação do Inclusão Produtiva junto à Fesp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), sendo o próximo passo a governança municipal, e foi articulado o 1º Fórum de Segurança Alimentar com participação da professora Raquel Sant’Anna, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), para setembro.


“A Assistência Social tem o compromisso com o cidadão de mensalmente vir a público explanar todas as suas ações, em respeito, além de possibilitar espaços de fala, reflexão, fortalecimento de vínculos, formação e acesso a renda e direitos”, disse a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.