Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais de 1,4 mil atendimentos em setembro
06/10/2022
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou 1.413 atendimentos diretos à população de Batatais durante o último mês de setembro.
A Proteção Social Básica, por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), realizou em setembro de 2022 o total de 456 atendimentos particularizados, cinco visitas domiciliares e sete encontros coletivos temáticos de Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família).
Os atendimentos resultaram em 81 encaminhamentos diversos para acessos de direitos. Foram ofertados 313 benefícios eventuais, sendo: dois auxílios funerais, 17 por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso e mobilidade (passagens) e 294 por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso a alimentação.
No mês de setembro foram trabalhados em oficinas: o Paif e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); as campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde e a Segurança Alimentar Nutricional.
Na Proteção Social Especial, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou em setembro 297 atendimentos particularizados, visitas domiciliares, articulação em rede, discussão de casos e participações em audiências.
A Central de Cadastros atendeu 660 famílias, 168 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 492 atualizações cadastrais realizadas pela central e pelo mutirão de atualização.
A Secretaria realizou o mutirão de atualização cadastral do Cadastro Único de 12 a 15, o 1º Fórum de Segurança Alimentar Nutricional de Batatais, que ocorreu em 29 de setembro, o atendimento à população com o projeto estadual Cidadania Itinerante (de 27/09 a 01/10), realizou a formação profissional de alimentação junto ao Sebrae/Senai de “Panetones e Doces Natalinos” e participou ativamente da criação do PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância) com conferência realizada no dia 27.
“A política de assistência é sistêmica, planejada e contínua, e vem em resposta às demandas identificadas em nossos atendimentos. Estamos sempre articulando respostas rápidas e efetivas para assegurar o acesso e a garantia de direitos dos nossos munícipes”, afirma a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.