Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais de 1,1 mil atendimentos em julho.
09/08/2022
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou 1.101 atendimentos diretos à população de Batatais durante o último mês de julho.
A Proteção Social Básica efetuou 464 atendimentos. Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) realizaram 191 atendimentos derivados de demandas espontâneas emergentes e 273 feitos por agendamento prévio ou via encaminhamento de demais serviços da rede.
Foram gerados 59 encaminhamentos para acesso a outras políticas públicas, serviços cofinanciados em entidades parcerias, a documentação civil básica, órgãos de direito e formações profissionais.
Os equipamentos Cras forneceram também 245 benefícios eventuais, sendo dois auxílios funerais, 23 em virtude de vulnerabilidade temporária de mobilidade e 220 benefícios de vulnerabilidade temporária por falta de acesso a alimentos.
Além dos atendimentos particularizados, os Cras realizaram cinco grupos de Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família), totalizando 31 participantes, discutindo temas de violência, acesso a direitos e discriminação.
Na Proteção Social Especial, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou 273 atendimentos, entre presenciais, visitas domiciliares, abordagens sociais, reuniões presenciais e articulações em rede referentes. O total de acompanhamentos atualmente é de 168.
A Central de Cadastros atendeu 364 famílias, 126 sendo novos cadastros para acesso a programas de transferência de renda estadual e federal, além de 238 atualizações cadastrais.
Dando sequência à pauta de Educação Permanente, a secretaria também investiu em um encontro de educação permanente com a temática “População LGBTQI+ e Direitos Sociais”, voltado à equipe técnica, para orientação da forma adequada de acolhida e atendimento ao munícipe. Realizou ainda o curso de formação profissional de “Ajustes e Reformas de Roupas”, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para a Inclusão Produtiva.
E para um melhor planejamento e boa execução, a Secretaria de Assistência Social já lançou dois editais de serviços: um de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes e outro de atendimento domiciliar para pessoa com deficiência e/ou idosa. Também está em andamento a articulação e o planejamento para o retorno do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoa idosa, que tem a finalidade de assegurar o atendimento ao munícipe nos serviços mencionados.
“A política de assistência é constante e sistemática. Estamos com planejamentos e execuções que seguem nosso plano municipal e constroem pontes de acesso do munícipe aos serviços, programas e projetos. É muito gratificante ver tanto resultado no atendimento direto à população”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.