Secretaria de Saúde de Batatais confirma caso positivo de chikungunya e intensifica ações de prevenção

14/06/2023

A Semusa (Secretaria de Saúde de Batatais) recebeu nesta quarta-feira (14) a confirmação de um caso positivo de chikungunya. O exame realizado em uma paciente do sexo feminino, de 51 anos, teve a coleta feita no dia 17 de maio, e o resultado foi informado hoje à pasta. A paciente já se recuperou dos sintomas e encontra-se bem.

Após a notificação do resultado positivo, a Vigilância Epidemiológica foi acionada imediatamente, e a Semusa está reforçando as equipes de saúde para intensificar as ações de prevenção. Está sendo realizado um mapeamento na região de residência da paciente (bairro Castelo) a fim de identificar possíveis focos do mosquito transmissor.

A secretária de Saúde, Bruna Toneti, ressaltou a importância de se estar alerta para os sintomas da chikungunya - como febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, erupção cutânea e fadiga - bem como para os procedimentos para o diagnóstico correto da doença. “É importante buscar atendimento médico ao apresentar esses sintomas. As equipes de saúde estão sendo orientadas a identificar e tratar os casos suspeitos de forma adequada”, disse.

Vale lembrar que a chikungunya também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor responsável pela transmissão da dengue. Neste sábado (17), quando será realizada mais uma etapa da ação que visa o recolhimento de medicamentos em desuso, as equipes também estarão com a atenção voltada à eliminação de criadouros de mosquitos, desta vez na região da Vila Lopes.

A Semusa reforça a importância da participação da população nessa ação de combate aos mosquitos transmissores, eliminando recipientes que possam acumular água parada, evitando o acúmulo de lixo e colaborando no controle da proliferação do Aedes aegypti.