Secretaria de Saúde de Batatais alerta para caso de dengue hemorrágica no município.

20/04/2022

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi confirmado um caso morte por dengue hemorrágica no município. Segundo a secretária de Saúde, Bruna Toneti, a paciente, de 56 anos, chegou a ser internada na UTI da Santa Casa, mas não resistiu aos sintomas da doença.


Atualmente Batatais possui 143 notificações relacionadas à dengue, sendo 67 casos confirmados, 20 negativados, 55 aguardando resultado e um ainda não realizado.

O Controle de Vetores está realizando o trabalho de orientação e combate aos criadouros do mosquito transmissor, Aedes Aegypti, no entanto é preciso que os munícipes adotem medidas, que são simples, como eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido.


No caso da dengue hemorrágica trata-se de uma reação grave do organismo ao vírus da dengue, que leva ao aparecimento de sintomas sérios, como alteração dos batimentos cardíacos, vômitos persistentes e sangramentos, que podem ser nos olhos, gengiva, ouvidos e nariz.

A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que contraem a doença pela 2ª vez. Apesar de grave, tem cura quando é identificada ainda na fase inicial e o tratamento envolve principalmente a hidratação através de injeção de soro na veia, sendo necessário para isso que a pessoa fique internada no hospital, pois assim também é possível que seja monitorada pela equipe médica e de enfermagem, evitando o surgimento de complicações.