Secretaria de Meio Ambiente realiza 3° Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Batatais
22/06/2023
A Secretaria do Meio Ambiente de Batatais, em parceria com o Batea (Batatais Educação Ambiental e Viveiro Florestal), realizou na última segunda-feira (19), o 3º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Batatais. A atividade, que faz parte da Campanha Junho Verde, teve como objetivo principal aproximar e auxiliar os catadores de materiais recicláveis de Batatais.
Durante o encontro, foram abordados diversos assuntos, incluindo a atualização do processo de cadastro pessoal dos catadores inscritos no aplicativo "Cataki". Essa plataforma permite que os catadores sejam contatados por pessoas da região para a coleta de materiais. Além da atualização, foram discutidas maneiras de identificar demandas e dificuldades enfrentadas pelos participantes no dia a dia do trabalho.
O evento também teve como propósito divulgar informações sobre os benefícios e cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de promover a indicação de grupos organizados --associações ou cooperativas-- para catadores que atuam de forma autônoma ou informal, com o intuito de fortalecer a atividade e a união entre eles.
Durante o encontro, os presentes receberam bonés, luvas e camisetas de manga longa com proteção UV, gentilmente doados por empresas e instituições locais como Rotary Club, Brasil Química, Unimed Batatais, AG Placas, Depósito São Cypriano e Brejeiro (esta, de Orlândia-SP).
O evento foi realizado na sede do Batea e contou com a presença de aproximadamente 30 catadores de materiais recicláveis. O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Camargo Tofetti, ressaltou a importância do encontro para estreitar os laços entre a Secretaria e esses trabalhadores, que desempenham um papel fundamental para o município.
“O encontro foi extremamente gratificante, pois nos proporcionou uma proximidade maior com essas pessoas que desempenham um trabalho de imensa importância para a nossa cidade: a coleta de materiais recicláveis. A separação adequada dos resíduos é crucial, pois impacta diretamente o meio ambiente e a economia. Ao encaminhar esses resíduos para diversas indústrias de reciclagem, eles são transformados em novos produtos, evitando a geração de novos resíduos e posteriormente a sua destinação aos aterros sanitários. Além disso, esse processo gera renda para os catadores, uma vez que esses resíduos são comercializados. Ao retirar esses materiais do lixo comum, onde o poder público arca com o custo do descarte, o volume destinado aos aterros diminui, resultando em economia”, disse o secretário do Meio Ambiente, reafirmando o compromisso da pasta em apoiar e promover ações que valorizem o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.