Secretaria de Educação de Batatais lançará projeto para implantar Programa de Convivência Ética na rede municipal de ensino

16/08/2023

A Secretaria de Educação de Batatais lançará um projeto inovador com o objetivo de promover a convivência ética dentro da rede municipal de ensino. Para isso, uma série de iniciativas de treinamento será desenvolvida nos próximos meses. No dia 22 de agosto, das 17h30 às 19h30, será o lançamento oficial do Projeto de Implantação de um Programa de Convivência Ética na Rede Municipal de Educação de Batatais, que ocorrerá no Teatro Municipal "Fausto Bellini Degani".


O evento reunirá docentes, gestores das escolas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Educação e o convite está aberto a todos aqueles que valorizam a qualidade das relações humanas.


Diante dos desafios enfrentados pelos educadores nas escolas brasileiras, pesquisas recentes têm destacado os problemas relacionados à convivência como uma das principais dificuldades enfrentadas por professores e educadores em geral.


Com frequência, a falta de estratégias eficazes para lidar com essas situações leva as instituições educacionais a adotarem medidas punitivas, recorrerem à intervenção legal e até mesmo à criminalização.


Essa abordagem desperdiça a oportunidade de usar conflitos como momentos de aprendizado, incentivando o crescimento das crianças e adolescentes de maneira que os ajude a corrigir erros, expressar sentimentos, assumir responsabilidade por ações e adotar estratégias assertivas para a resolução de conflitos.


Tais ações raramente são consideradas por educadores que não foram adequadamente preparados, tanto em sua formação inicial quanto em seu desenvolvimento profissional, para lidar com a temática da convivência ética como elemento integrante de suas práticas pedagógicas.


Questões relacionadas a como promover a autonomia, gerenciar conflitos entre alunos, estabelecer regras eficazes na escola para promover a responsabilidade e lidar com o bullying muitas vezes deixam os educadores em busca de soluções.


No contexto brasileiro, a falta de políticas públicas abrangentes que abordem a convivência escolar e a mitigação da violência tem contribuído para o aumento de comportamentos disruptivos dentro das escolas brasileiras.


Como uma ação contrária a essa tendência, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), se uniu a pesquisadores da Unesp para oferecer formação continuada a professores, gestores e alunos, com o objetivo de melhorar a convivência escolar.


Além de abordar as questões de convivência, o objetivo central é apoiar a rede na construção coletiva de um programa para promover a convivência entre todos que coexistem nas instituições educativas.