Secretaria de Assistência Social presta contas de suas ações no mês de outubro de 2022
09/11/2022
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania mensalmente detalha e quantifica os atendimentos diretos à população de Batatais.
Neste último mês de outubro, a Proteção Social Básica, através dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), realizou 398 atendimentos particularizados, 13 visitas domiciliares e 12 encontros coletivos temáticos de Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família).
Os atendimentos resultaram em 66 encaminhamentos diversos para acessos aos direitos socioassistenciais e demais políticas públicas.
Visando garantir o acesso e apoiar as famílias em situação de
vulnerabilidade socioeconômica, a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria de Assistência Social, ofertou 245 benefícios eventuais, sendo eles: três auxílios funerais, dez por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso e mobilidade (passagens) e 232 cestas básicas, devido a vulnerabilidade temporária por dificuldade ao acesso a alimentação.
A Proteção Social Especial, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou 276 atendimentos particularizados, visitas domiciliares, articulação em rede, discussão de casos e participação em audiência.
A Central de Cadastros atendeu 296 famílias, 162 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 134 atualizações cadastrais realizadas pela central.
A Secretaria também implantou o sistema de agendamento online para a Central de Cadastro, a fim de melhorar o agendamento e proporcionar isonomia e transparência ao processo.
Batatais sediou a Jornada Auxílio Brasil, com os técnicos do Ministério da Cidadania, recebendo 27 municípios da região para capacitação.
“Trabalhamos prioritariamente com as 2.903 famílias inseridas nos programas de transferência de renda do nosso município para assegurar o acesso à renda e a melhoria dos vínculos familiares e comunitários.
No mês de outubro, Batatais recebeu R$ 1.768.481, distribuídos pelos programas de transferência de renda, valor esse que foi aplicado na economia local”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.