Saúde vai realizar ações de prevenção neste ‘Novembro Azul’, mês mundial de combate ao câncer de próstata.
03/11/2021
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Diante desta constatação, a Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata durante este mês, onde mundialmente é realizada a Campanha Novembro Azul. “Ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos que ainda impedem os homens de cuidar da saúde.
O câncer, hoje, pode ser tratado e curado graças ao diagnóstico precoce e, claro, aos recursos científicos disponíveis, por essa razão é importante alertar e conscientizar a população”, ressaltou a Secretária Bruna Toneti.Serão realizados 300 exames de PSA para homens acima de 40 anos de idade e disponibilizadas consultas em um mutirão de urologia.
“Pedimos para que acompanhem as nossas divulgações oficiais e pela imprensa que estaremos informando datas e como será realizada a campanha ao longo deste mês”, disse a secretária.