Saúde e Educação juntas no combate à dengue: ações são realizadas nas escolas
16/05/2023
A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Batatais segue fortalecendo as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, e conta com colaboração de todos. Até agora, neste ano de 2023, foram registrados na cidade 382 casos confirmados da doença e 34 casos suspeitos em investigação no Instituto Adolfo Lutz. Diante destes números, a busca pela conscientização das famílias para o combate aos criadouros do mosquito transmissor está avançando nas escolas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizado o checklist sobre a dengue com as crianças, onde os professores trabalharam, inclusive, com vídeo do médico Dr. Dráuzio Varela sobre o assunto.
Nesta semana, a equipe do controle de vetores está fazendo orientações e entregando panfletos para os pais na porta das unidades escolares. Já foram visitadas as escolas Ana Bonagura de Andrade, no Jardim Elena, e Padre Benito de Uriarte Erbastrain, no bairro Dr. Altino Arantes. Essa ação seguirá durante a semana.
O objetivo é envolver o maior número de pessoas na tarefa contínua de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, a fim de evitar o aumento de doenças transmitidas por esses insetos. “É preciso que todos estejam atentos e eliminem recipientes com água parada, uma vez que o mosquito transmissor da doença necessita dela para se reproduzir. A dengue é uma doença possível de ser evitada com alguns cuidados básicos, dentro e fora de casa”, lembra a Secretária de Saúde, Bruna Toneti.
Recomendações das secretarias municipal e estadual de Saúde:
• O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
• É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
• Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
• Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
• Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
• Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
• Todos podem participar da campanha eliminando os criadouros do mosquito na sua casa, no local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade.