Projetos Viver Melhor e Ecoturismo no Horto foram temas de audiências do prefeito Juninho Gaspar e da vereadora Marilda Covas em SP

02/09/2022

O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, e a vereadora Marilda Covas estiveram em São Paulo na última quarta-feira (31) para duas importantes audiências agendadas nas secretarias da Habitação e de Turismo do Estado de São Paulo.


Segundo a vereadora, que viabilizou os agendamentos, na Secretaria da Habitação foi solicitada -e já houve um aceno positivo- a inclusão de Batatais no projeto “Viver Melhor”, para que bairros como o Potreiro I, que ainda não está regularizado, sejam beneficiados.


O “Viver Melhor” visa melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias que residam em domicílios considerados inadequados. Para isso, investimentos de até R$ 15.000 poderão ser feitos em reparos por unidade habitacional, cujos serviços são realizados pelas equipes do programa, sem nenhum custo para as famílias beneficiadas e abrangem: coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas e instalação de esquadrias.

Esse trabalho é desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), compreendendo três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades; coleta da assinatura do morador no termo de adesão; e execução das obras de melhorias.


Já na Secretária de Turismo, com um atendimento atencioso e rico de informações feito pelo secretário Vinicius Lummertz e sua equipe, o tema em discussão foi uma parceria entre o Estado e Batatais para a implantação da infraestrutura necessária, como banheiros, portarias, trilhas sinalizadas e acolhimento de mais turistas e amantes do Ecoturismo, nas trilhas de nosso Horto Florestal.


“O turismo ecológico é o segmento que mais cresce no setor de turismo ao redor do mundo, e na Floresta de Batatais o número de visitantes, semanalmente, soma mais de 1.000.

Especialistas afirmam que quanto maior a visitação aos parques, menor a possibilidade de presença de ocupações ilegais e atividades ilícitas, como desmatamento, caça predatória, extração de recursos naturais, entre outras. Estudos de casos no Brasil e no exterior mostram que visitantes se tornam uma espécie de fiscais daquelas áreas, denunciando crimes ambientais e até alertando para evitar incidentes que podem ser devastadores, a exemplo de focos de incêndios”, disse a vereadora Marilda.


O prefeito Juninho Gaspar ressaltou que a Floresta de Batatais é um santuário ecológico, com 1.475,62 hectares e é plenamente viável unir preservação da natureza com atividades turísticas. “Estamos trabalhando para o avanço de Batatais como uma das principais cidades turísticas do estado. Criar uma infraestrutura adequada naquele espaço tão importante para todos nós vai possibilitar um incremento muito relevante nesta área”, afirmou.


Marilda disse que já está antevendo o sucesso dessa parceria, pois será criada uma série de oportunidades que, bem utilizadas, contribuirão para o avanço do turismo e do desenvolvimento socioeconômico do nosso município. “Nossa sociedade merece e precisa ainda mais se apropriar desse rico santuário ecológico!”, disse.


Acompanharam o prefeito e a vereadora Marilda nas audiências, o chefe de gabinete, Juninho Riul, e o assessor André Luís da Silva.