Prestação de contas: Assistência Social contabiliza 1.360 atendimentos à população batataense em janeiro de 2023

14/02/2023

No mês de janeiro de 2023, a PSB (Proteção Social Básica), por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) realizou um total de 673 atendimentos particularizados, 16 visitas domiciliares e oito encaminhamentos diversos para acessos de direitos. Além disso, foram ofertados 457 benefícios eventuais, sendo dois auxílios funeral e 455 por vulnerabilidade temporária por dificuldade de acesso a alimentação.


A direção da PSB, juntamente com os coordenadores de equipamentos, realizou duas reuniões para planejamento das atividades a serem executadas no ano de 2023. As equipes de cada Cras também se reuniram semanalmente, a fim de discutir os casos em atendimento/acompanhamento, planejar atividades e organizar a rotina de atividades.


Já a Proteção Social Especial (Creas -Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou 362 atendimentos individuais, sendo 307 atendimentos particularizados presenciais/telefone, 55 visitas domiciliares, 14 articulações em rede e encaminhamentos, cinco abordagens sociais e três visitas de monitoramento nas instituições parceiras.


Além disso, a Central de Cadastros atendeu 325 famílias, sendo 141 novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 184 atualizações cadastrais.


No Projeto Inclusão Produtiva, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), foram iniciadas quatro turmas em janeiro, totalizando 74 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Os cursos ofertados foram: Costura “Patchwork Bolsas”, Costura “Ajuste e Pequenas Reformas” e Confeitaria “Pizzas e Salgados Assados”, todos de forma gratuita para a população.


Por fim, foram realizadas duas reuniões com a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, com o objetivo de planejar as atividades para o ano de 2023, cujas atividades com os coletivos são realizadas nos Cras e CCI (Centro de Convivência do Idoso).