Prefeitura realizará operação contra a dengue em quatro bairros neste sábado
06/02/2025

A Prefeitura de Batatais, por meio das secretarias de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, realizará Neste sábado, 8 de fevereiro, mais uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação ocorrerá das 7h às 12h nos bairros Centro, Jorge Nazar, Morada do Verde e Riachuelo.
A definição desses bairros foi baseada nos resultados preliminares das armadilhas instaladas para monitoramento do mosquito. De acordo com a secretária de Saúde de Batatais, Bruna Toneti, os dados gerados pelo sistema de monitoramento apontam os índices de infestação, ajudando a identificar as áreas com maior risco de surtos. Com isso, a Semusa pode direcionar suas ações de maneira mais eficaz, priorizando locais com maior incidência de casos e circulação viral.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O MAPA EM TEMPO REAL:
https://www.miaedes.com.br/public-maps/client/4216/region/532561/weekly
Atualmente, o município conta com 252 armadilhas instaladas, que funcionam atraindo fêmeas grávidas do mosquito por meio de um atrativo sintético. Ao entrarem nas armadilhas, as fêmeas ficam presas a um adesivo, facilitando a coleta e o monitoramento. A cada coleta, os insetos capturados são encaminhados para análises laboratoriais, onde são estudados geneticamente para verificar a presença do vírus da dengue, incluindo seus diferentes sorotipos, e o vírus da chikungunya.
A operação deste sábado contará com a participação de cerca de 40 profissionais, devidamente identificados, que atuarão em diversas frentes, incluindo a eliminação de criadouros, orientação à população sobre medidas preventivas, monitoramento de focos de arboviroses e fiscalização de áreas denunciadas. O objetivo é mobilizar a comunidade no combate ao mosquito e promover a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros.
“Reforçamos a importância da participação de todos na luta contra a dengue, lembrando que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações. Juntos, é possível reduzir os índices de infestação e evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, disse Bruna Toneti.