Prefeitura e Claretiano ampliam vagas do CASI: 400 idosos são atendidos gratuitamente

01/08/2023

O que começou como um excelente projeto em 2022 se tornou ainda melhor este ano. Na manhã desta terça-feira (1º), a Prefeitura de Batatais e o Claretiano Centro Universitário realizaram a cerimônia de renovação das atividades e ampliação das vagas do Casi (Centro de Atenção à Saúde do Idoso).

As 270 vagas iniciais foram ampliadas em 130, sendo preenchidas com base em uma lista de espera composta por idosos previamente cadastrados. Agora, ao todo, 400 pessoas acima de 60 anos são atendidas gratuitamente, recebendo cuidados para promoção da saúde.

O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, destacou a extrema relevância desse momento para a cidade. “Em 2022, após 6 anos de paralisação, celebramos a retomada das atividades do Casi, um projeto essencial para a promoção da saúde e bem-estar de nossos idosos. Naquela ocasião, disponibilizamos 270 vagas, e para nossa surpresa, o número de inscritos superou todas as expectativas. Agora, a parceria firme e comprometida entre a prefeitura e o Claretiano Centro Universitário possibilitou o crescimento e a expansão do Casi, o que significa que mais idosos terão a oportunidade de contar com esse serviço tão importante e tão necessário. O Casi representa muito mais do que um local de cuidados de saúde. Ele simboliza o nosso compromisso com os nossos idosos, aqueles que construíram nossa cidade e nos ensinaram tanto ao longo dos anos. É uma forma de honrarmos aqueles que já deram tanto de si para nossa sociedade, garantindo que desfrutem de uma vida plena e com dignidade”, afirmou.

A secretária de Saúde de Batatais, Bruna Toneti, enfatizou que a saúde dos idosos é uma pauta de grande importância para a gestão municipal. Ela reforçou o compromisso contínuo de implementar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. “O aumento do número de vagas no Casi é um reflexo desse compromisso, pois permite que mais idosos tenham acesso a cuidados preventivos, promoção da saúde, melhora da capacidade funcional e tratamentos adequados. Uma equipe multiprofissional altamente qualificada trabalha em prol da qualidade de vida dos idosos e quanto mais pessoas puderem ser atendidas, melhor. Que o Casi continue sendo um símbolo de esperança e acolhimento, e que possamos, juntos, construir uma cidade cada vez mais inclusiva.”

Os idosos participantes do projeto desfrutam de diversas atividades nas instalações do Claretiano, incluindo a piscina, quadra, pista de atletismo e salas de aula. Essas atividades são conduzidas por profissionais especializados em diversas áreas, como educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, todos com vasta experiência em geriatria. Eles oferecem inovações nos atendimentos, como atividades físicas integradas, inclusão digital, uso de tecnologia e mídias sociais para idosos, concurso de culinária e integração de gerações.

O Casi possui uma equipe multiprofissional com o objetivo de trabalhar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando ações educativas de promoção à saúde, melhorando a capacidade funcional, reassegurando e restaurando a autoestima, prevenindo a depressão, quedas e problemas de memória, oferecendo treinamento de estimulação cognitiva e promovendo hábitos alimentares saudáveis.

Representando a Prefeitura de Batatais, além do prefeito e da secretária de Saúde, também compuseram a mesa solene da cerimônia o vice-prefeito, Dr. Ricardinho Mele, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Prodóssimo.
Ricardo Silva, deputado federal, responsável pelo envio de uma emenda que possibilitou a ampliação de vagas do Casi, também participou da cerimônia e ressaltou a importância do projeto.
Representando o Centro Universitário, compuseram a mesa o reitor do Claretiano, Pe. Sérgio Ibanor Piva; o capelão, Pe. Brás Lorenzetti; o pró-reitor administrativo, Márcio Machini; o pró-reitor acadêmico, Francisco Maurício; e a coordenadora do Casi, Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues. Andresa Furini, presidente da Câmara de Batatais, a vereadora Marcela Gaspar completaram a formação da mesa.

Com essa iniciativa, a cidade de Batatais reafirma seu compromisso em cuidar e valorizar seus idosos, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dessa importante parcela da população.