Prefeitura de Batatais realiza a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

01/08/2023

A cidade de Batatais terá, nesta quarta-feira (2), a primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Comsea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no Claretiano Centro Universitário, a partir das 19h30.

A Conferência tem como propósito a construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional, e busca estabelecer um diálogo efetivo entre gestores municipais, profissionais da área e entidades da sociedade civil. O evento representa uma oportunidade valiosa para debater ações que visem aprimorar e assegurar o direito a uma alimentação segura e saudável para todos.

Uma palestra será ministrada pela professora-doutora Érika Bronzi, cujo tema central é "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade", trazendo discussões fundamentais para o fortalecimento da segurança alimentar local.

Antecedendo a Conferência Municipal, foi realizada uma pré-conferência na qual diversos temas relacionados ao assunto foram debatidos. Os principais eixos que surgiram desses debates serão apresentados durante o evento, sendo eles: "Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar nutricional", "Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada" e "Democracia e participação social".

A programação da conferência inclui ainda a apresentação de propostas e o plenário final, em que as sugestões apresentadas serão validadas e incluídas no documento final da conferência. Por último, haverá a indicação oficial dos delegados que representarão o município na Conferência Regional, programada para ocorrer na cidade de Rifaina (SP).

“A população de Batatais é convidada a participar ativamente desse evento de suma importância para o futuro das políticas de segurança alimentar e nutricional da cidade. O encontro busca a participação coletiva e democrática de todos os cidadãos interessados em promover uma alimentação mais digna”, disse a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.