Prefeitura de Batatais intensifica ronda escolar para proporcionar mais segurança aos alunos
14/04/2023
A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da GCM (Guarda Civil Municipal) intensificou a Ronda Escolar, principalmente nas entradas e saídas dos alunos, para que as comunidades escolares se sintam mais seguras e acolhidas. A medida foi adotada diante de boatos e informações sobre violência em escolas de todo o país.
A ação efetivada já havia sido anunciada pela Prefeitura de Batatais, por meio de seu secretário municipal de Educação, Victor Junqueira, na última segunda-feira (10).
As aulas seguem transcorrendo normalmente nas creches e escolas do município. A Secretaria de Educação também determinou que as unidades escolares mantenham os cuidados em relação ao acesso, reforçando a orientação para que os portões sejam mantidos fechados. Os pais e responsáveis são orientados a sempre deixarem e buscarem os filhos nas portas das unidades.
Segundo o secretário de Educação, é importante não alimentar o pânico nem passar insegurança para os estudantes. Ele destacou que todas as unidades escolares municipais são equipadas com câmeras de segurança, cujo monitoramento é feito pela própria secretaria. Os equipamentos –quase todos já em funcionamento contínuo- captam imagens, filmam no escuro e contam com sensores de movimento.
A intensificação da ronda escolar visa garantir a segurança dos alunos e tranquilizar as famílias. Qualquer denúncia de crime é encaminhada para as polícias Civil e Militar. A Prefeitura de Batatais reforça que está empenhada em garantir a segurança da comunidade escolar e continuará trabalhando para aprimorar as medidas de segurança nas escolas municipais.
Prefeito, policiais militares e dirigentes da educação se reuniram para discutir a segurança nas escolas
Representantes da Administração Municipal -incluindo o prefeito Juninho Gaspar, o vice Dr. Ricardinho, o secretário de Educação, Victor Junqueira, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Fracarolli-, a vereadora Capitão Claudia Lança e da dirigente regional de ensino Marcela Aleixo Zapparoli, se reuniram na terça-feira, 11 de abril, com diretores de escolas estaduais e municipais para discutir a segurança nas escolas.
O encontro contou com uma palestra e debates com a Polícia Militar, liderados pelo capitão Tiago Melo e o tenente Lucas Sançana. Durante a reunião, foram debatidas estratégias de combate às fake news, trabalho conjunto entre as forças de segurança pública e medidas para garantir a segurança dos alunos e professores nas escolas públicas e particulares.
O prefeito enfatizou que as escolas municipais e creches possuem monitoramento e câmeras de segurança, além da retomada da Ronda Escolar pela Guarda Civil Municipal no mês passado. Agora, o objetivo é aumentar a segurança com a implementação do "botão de pânico", reforçar o efetivo da Ronda Escolar e oferecer treinamento e capacitação dos professores para fornecer apoio psicológico aos alunos e combate ao bullying.
O secretário de Educação, que concedeu uma série de entrevistas esclarecedoras sobre questão a órgãos de imprensa ainda na manhã de segunda-feira (10), destacou que a segurança nas escolas envolve diversas ações, como a aquisição de novas câmeras, instalação de mais portões eletrônicos e planos de segurança por unidade escolar.