Prefeitura de Batatais e Sesi lançam o Programa Atleta do Futuro

28/04/2023

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), lançou oficialmente o PAF (Programa Atleta do Futuro), com o objetivo de promover a formação e a disseminação da cultura esportiva para crianças e adolescentes.

No Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito Juninho Gaspar e a Secretaria de Esportes receberam convidados especiais e crianças e adolescentes que estão entre os 500 estudantes que participarão das atividades esportivas oferecidas em seis modalidades.

“Estamos presentes, acompanhando o dia a dia das nossas crianças. Com a responsabilidade social do Sesi e o compromisso e o dever da Administração Municipal, podemos proporcionar para vocês esporte, lazer, cultura, entretenimento e atividades que vão fazer a diferença na vida de cada um. Parcerias como essa são importantes não apenas na questão pedagógica, cultural e esportiva, mas principalmente na questão social, formando grandes cidadãos. Vocês vão representar muito bem a nossa cidade através de uma formação de caráter em que a cidadania é colocada sempre em primeiro lugar”, disse o prefeito.

O lançamento contou com a presença de Lula Ferreira, ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete e atual supervisor técnico do Sesi Franca Basquete. Ele disse que as crianças terão a oportunidade de vivenciar, através do esporte, a experiência de valores que servirão para a vida toda. “As atividades não são para que vocês necessariamente se tornem atletas de qualquer modalidade, mas para que se tornem cidadãos mais bem informados e formados, porque por meio dos esportes se aprende muitas coisas, como: não se ganha todo dia, tem que saber ganhar e perder; tem que ter disciplina; tem que ter respeito às regras; tem que respeitar as instituições. Tudo isso vai fazer de vocês pessoas melhores; o futuro da cidade e do Brasil está nas mãos de vocês”, afirmou Lula Ferreira.

O PAF será oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e já está presente em mais de 200 municípios, com um corpo docente de aproximadamente 1,4 mil professores e 156 mil alunos inscritos. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade, colaborando para o desenvolvimento do futuro cidadão e levando os principais valores esportivos para seus participantes, sendo uma ferramenta no desenvolvimento da cooperação, compreensão, motivação, respeito e união através da prática de esportes.

Edu Marília, jogador do Sesi Franca Basquete, disse que o esporte foi introduzido em sua vida por meio do PAF, transformando sua perspectiva de futuro. “Sou cria do PAF e é uma honra e um orgulho muito grande estar aqui e poder iniciar esse projeto maravilhoso. O projeto nos salvou e nos deu uma visão de futuro, uma visão de atleta e como pessoa. Fico muito feliz, orgulhoso e motivado com a energia das crianças. O projeto é um sucesso, sei que aqui, junto com o prefeito Juninho e a Secretaria de Esportes, também vai ser um sucesso e, se Deus quiser, a gente vai ver essas crianças não só no meio do esporte mas em outros ramos fazendo sucesso”, disse o atleta.

O juiz de direito Fábio Marques Dias, diretor do fórum da comarca de Batatais, disse que estava emocionado por estar ao lado de grandes nomes do cenário esportivo e falou às crianças da plateia sobre a importância de diminuir o tempo de telas e se dedicar mais a atividades físicas. “Não existe uma cabeça sã se ela não estiver em um corpo são. A iniciativa da Prefeitura de Batatais voltada a novos atletas é ótima, e gostaríamos de ver mais no Brasil. Fiz questão de vir aqui hoje, olhar nos olhos das crianças e dizer: não façam como eu, não fiquem com os olhos pregadinhos no celular. Façam esportes e aqui está uma boa oportunidade”, afirmou.