Prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e Governo de SP farão nova reunião para fortalecer ações integradas

17/08/2023

Dando seguimento ao projeto de construir ações integradas entre os municípios, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, se reúne nesta sexta-feira (18), novamente, com prefeitos das 34 cidades que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. O evento acontece no Sesi Sertãozinho, às 9h, e é aberto ao público.

Na pauta desse encontro está a instalação das câmaras temáticas aprovadas anteriormente, como as de planejamento urbano integrado territorial, uso do solo, habitação, mobilidade e transporte; meio ambiente, recursos hídricos e saneamento; desenvolvimento social, econômico, agricultura, industria e turismo; além de saúde pública.

De acordo com José Police Neto, subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, a região de Ribeirão está demonstrando uma organização singular devido ao preparo de seus gestores municipais e equipes técnicas.

“A instalação das câmaras temáticas aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto serão fundamentais para traduzir em melhorias para a população os planos desenvolvidos nas áreas que estão sendo debatidas”, declarou.

A reunião também servirá discutir um plano metropolitano de resíduos sólidos, tendo como objetivo melhorar a qualidade de atendimento e reduzir os custos de toda a coleta de lixo nos municípios envolvidos.

Prefeito de Batatais e presidente do Conselho, Juninho Gaspar reafirmou a importância da população em continuar participando das reuniões.

“Nós já contamos com a adesão dos prefeitos e secretários e agora queremos ainda mais a participação da sociedade civil, que participem dos encontros, das câmaras técnicas, pois estamos buscando desenhar juntos um futuro promissor para a nossa região, levando serviços públicos de qualidade para a população”, completou.

Planejamento sustentável
Os encontros têm como objetivo reduzir diferenças socioeconômicas entre municípíos, viabilizando políticas públicas e projetos estruturantes nas nove regiões metropolitanas do estado, que somam 236 cidades e representam 80% da população e mais de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo.

Os municipios que fazem parte dessas zonas estão sendo acionados para estudar modelos sustentáveis de implementação do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), que reúne propostas de projetos estratégicos regionais; elas servirão para integrar o PPA (Plano Plurianual de São Paulo), lei que define as diretrizes e objetivos do governo estadual, apontando metas para cada área de atuação por um período de quatro anos, entrando em vigor sempre no segundo ano de mandato do governador eleito.

Outra ação importante é a elaboração do PDUG (Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação), documento que estabelece diretrizes, projetos e ações do Governo de São Paulo até 2040, com os seguintes eixos: habitação, transporte e mobilidade, meio-ambiente e sustentabilidade.

Da Região Metropolitana de Ribeirão Preto fazem parte as seguntes cidades: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.

O estado possui ainda outras oito regiões metropolitanas: Baixada Santista; Campinas; São Paulo; Jundiaí; Piracicaba; São José do Rio Preto; Sorocaba, e, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para saber mais sobre as reuniões, acesse @habitacaosp nas redes sociais.