Prefeito e secretária de Saúde de Batatais participam de reunião regional sobre cirurgias eletivas com o secretário de Estado da Saúde

25/08/2022

O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, e a secretária de Saúde do município, Bruna Toneti, participaram na tarde desta quarta-feira (24) de uma reunião no Centro de Convenções de Ribeirão Preto que contou com a presença do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn.
O encontro teve a participação de outros prefeitos, secretários e gestores em saúde de cidades da região que compreendem a DRS XIII - Departamento Regional de Saúde.


O principal objetivo da reunião foi discutir e definir, em conjunto, estratégias para ampliar as ações do Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado e buscar zerar as filas de espera, infladas por conta do período de pandemia instalado desde março de 2020.


Juntas, as 26 cidades que compõem da DRS XIII têm aproximadamente 17 mil cirurgias eletivas represadas.
Na ocasião, Gorinchteyn afirmou que considera o “olho no olho” com os gestores como o melhor caminho para discutir e definir estratégias de saúde pós-Covid. “A união entre nós irá ajudar na celeridade desse processo, cada um fazendo a sua parte”, disse o secretário.


Segundo a secretária de Saúde de Batatais, o mutirão já conseguiu realizar 2 mil cirurgias e 600 consultas preparatórias nas cidades da região e, até o final do projeto, cuja conclusão está prevista para outubro, a previsão do governo do Estado é que outras 15 mil cirurgias eletivas sejam realizadas.
Bruna disse ainda que o secretário de Estado orientou que os gestores estimulem os prestadores dos serviços (hospitais) a acelerarem a realização dos procedimentos usando como uma das estratégias o pagamento de um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde.


O investimento por parte do Tesouro Estadual visa fazer com que os hospitais tenham condições de triplicar a capacidade cirúrgica. “Foi um momento de troca de informações sobre as cirurgias que estão em andamento e de nos inteirarmos sobre o apoio do Estado em atender as necessidades em saúde das populações do interior”, disse Bruna Toneti.