Pesquisa inédita impulsiona educação inclusiva em Batatais
23/11/2023
Uma pesquisa inédita no país, realizada em Batatais, está impulsionando o movimento pela Educação Inclusiva. Realizada na cidade com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do secretário da pasta, Victor Hugo Junqueira, a pesquisa foi coordenada por Enicéia Mendes, professora da Ufscar e atual coordenadora geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo do Ministério da Educação, Cristina Pedroso, da FFCLRP/USP, e pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Márcia Bonfá.
O estudo foi feito na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Profª Alzira Acra de Almeida, no bairro Central Park, e envolveu 36 participantes, abrangendo professores, coordenadores pedagógicos, pedagogas e profissionais da equipe multidisciplinar.
O programa de formação, liderado pela coordenadora Ana Lúcia Faria Bergamo, contribuiu significativamente para a construção do conhecimento sobre práticas universalistas em sala de aula.
A pesquisa se destaca como uma experiência de grande importância no país, propondo a colaboração entre Educação Especial e Educação Geral para melhorar a capacidade da escola em responder à diversidade dos alunos.
Victor Hugo explica que o movimento pela Educação Inclusiva no país tem impulsionado as escolas a adotarem práticas pedagógicas inovadoras para atender à diversidade nas salas de aula. “O objetivo é garantir a permanência, aprendizagem e aproveitamento escolar de todos os alunos, incluindo aqueles do público alvo da Educação Especial”, disse.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Durante o programa, foram produzidos materiais didáticos relacionados às temáticas abordadas. Esses referenciais teóricos resultaram na publicação de um livro, lançado no 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, em 16 de novembro, com a presença das autoras Enicéia Mendes, Cristina Pedroso e Márcia Bonfá.