No ‘Dia Mundial da Limpeza’, mutirão recolhe mais de 30 sacos de 100 L de lixo em Batatais

19/09/2022

Um mutirão de limpeza percorreu, no último sábado, o Bosque Municipal e outros dois pontos de descarte irregular de resíduos em Batatais, retirando ao menos 34 sacos de lixo de 100 litros de materiais diversos, que vão de bitucas de cigarro a colchões velhos.


A operação de limpeza aconteceu em virtude do “Dia Mundial da Limpeza” (17 de setembro) e foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Batatais, com o apoio de grupos organizados da sociedade civil, como o Rotaract Club, e a Acomar (Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis), entidade que atua na coleta de materiais recicláveis na cidade.
Segundo o secretário da pasta, Lucas Tofetti, só nas vias do bosque, os voluntários recolheram sacolas, garrafas pets, roupas, colchoes e sapatos deteriorados, muitas bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, materiais perfurocortantes, entre outros itens. “Fizemos uma limpeza geral na área interna e na calçada externa do bosque. Trata-se de material muito ‘sujo’, ‘contaminado’, que teve de ser descartado por não ser adequado para reciclagem. A prefeitura recolheu tudo para destinação ao aterro sanitário de Sales Oliveira”, disse o secretário.


A ação de limpeza, que contou com o suporte da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, passou também pela rua Júlio César Saqueto da Costa, nos fundos do bairro Potreiro e Joaquim Marinheiro 2, além da parte final do bairro Davi Rodrigues, lugares onde têm sido recorrente o descarte irregular de resíduos.


DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
Lucas Tofetti lembra que a ação aconteceu em comemoração ao “Dia Mundial da Limpeza”, que é um dos mais importantes eventos ambientais do planeta, com a participação de 191 países e o envolvimento de milhões de pessoas ao redor do mundo.


“O mais importante é o trabalho de educação ambiental e conscientização que esse tipo de ação promove. Pudemos contar com pessoas que fizeram a diferença, se dispuseram a fazer ‘um pouco mais’ pelo outro e pelo mundo, de maneira completamente voluntária. Elas ajudaram na limpeza de um espaço público do município com importante relevância ambiental e turística, e somos muito gratos. São pessoas que deram bom exemplo, fazendo a sua parte”, disse Lucas Tofetti.