No ‘Dia da Luta Antimanicomial’, Caps realiza ações de conscientização sobre saúde mental.
18/05/2022
O mês de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, um movimento importante para a defesa de tratamentos justos e dignos para pessoas com algum comprometimento da saúde mental, que defende a valorização da saúde integrada a políticas públicas e a conscientização.
Aproveitando a ocasião da data, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) “Doutor Wilson Newton Barbosa” da Secretaria de Saúde de Batatais convida a população a refletir sobre essas e outras questões relacionadas à saúde mental.
Para isso, no dia 18 de maio, uma quarta-feira, na praça da Igreja Matriz, estão sendo realizadas diversas atividades.
O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, participa da programação, que inclui rodas de conversa, feiras de artesanato e oficinas de música.
“Dialogar sobre saúde mental é uma necessidade e toda ação que visa discutir a questão é uma forma de valorização da vida. A boa saúde mental é determinante para a estabilidade física e está diretamente relacionada à qualidade de vida individual e ao convívio coletivo”, disse o prefeito.
Ainda nesta quarta, à tarde, a partir das 13h, será exibido no Cinema do Ciac (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão) o filme “Nise – O Coração da Loucura”.
No dia seguinte, 19 de maio, quinta-feira, o Caps recebe, às 8h30, representantes do Sebrae para uma palestra aberta ao público com o tema “Comportamento Empreendedor”.
O intuito das ações, segundo o Caps, é ampliar o acesso à informação e cumprir seu papel de promoção de saúde mental na sociedade.