Museu batataense ganha exposição de arte naïf
07/03/2023
O Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Washington Luís”, mantido pela Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, terá a partir deste mês de março uma exposição permanente de arte naïf.
Segundo a pesquisadora cultural Alessandra Baltazar, o acervo nacional de arte naïf foi doado pela batataense Con Silva e por amigos, que passaram para o museu parte de seus acervos pessoais e demais obras especialmente encaminhadas para Batatais, provenientes de vários estados brasileiros como Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, além de Brasília. Há, ainda, uma obra internacional, proveniente do Senegal.
A Exposição Naïfs no Museu terá abertura oficial no próximo dia 22 de março, às 19h30, com a presença de autoridades. Toda a população está convidada a prestigiar.
Somando com as obras em naïf, vai compor também a exposição uma obra de Leandro Henrique Siena e duas do artista Agaso, sendo uma recentemente doada ao museu por Beatriz Zamboni.
O vocabulário artístico caracteriza a arte naïf como popular e espontânea. A palavra de origem francesa, faz alusão ao ingênuo e inocente.