Ministério da Cidadania prorroga prazo para atualização do Cadastro Único

24/10/2022

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do CadÚnico (Cadastro Único). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.


O prazo, que terminaria na última sexta-feira (14), agora vai até o dia 11 de novembro para atualizar as informações. Devido aos impactos da crise sanitária da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral, que está em andamento desde fevereiro.


Antes do anúncio de prorrogação, a proximidade do fim do prazo havia causado filas e confusões em diversas regiões do país, o que motivou a extensão do prazo.


A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Vale ressaltar, que as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.


A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.


O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) e BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de garantir o direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.


Fernanda Girardi, secretária municipal de Assistência Social, afirma que, em Batatais, 641 munícipes atualizaram pela última vez seus cadastros entre 2016 e 2017. “Desta forma, convocamos essas famílias para atualizarem seus cadastros até o dia 11 de novembro de 2022. Caso a atualização não aconteça, o benefício será cancelado pelo Ministério da Cidadania”, informou.


MUTIRÃO
Com o objetivo de facilitar o acesso e garantir a atualização cadastral, a Secretaria de Assistência Social fará um “Mutirão de Atualização” entre os dias 7 e 11 de novembro, da 8h às 15h, na sede da secretaria, sem necessidade de agendamento prévio.