Grupo do Cras da Vila Lídia visita Museu Casa de Portinari, em Brodowski
24/10/2022
O grupo do Serviço de Paif (Proteção e Atenção Integral a Família), do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Vila Lídia, visitou na última semana o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado gerida pela Acam Portinari, que conta com uma programação gratuita recheada de atrações culturais.
Além do passeio cultural, os batataenses confraternizaram durante um almoço em um restaurante da cidade vizinha.
A atividade faz parte das ações de encerramento das oficinas com famílias, que foram realizadas com este grupo com o objetivo de fortalecer o vínculo social, familiar, comunitário, e foi escolhida a arte como forma de exteriorizar emoções.
Durante as diversas atividades das oficinas do grupo foram realizadas pinturas em tecido, como forma de expressar sentimentos; rodas de conversas reflexivas e acolhidas das demandas e vivências individuais e coletivas de todos.
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Fernanda Girardi, oficinas com famílias propiciam a reflexão crítica das situações vividas na comunidade. “Diante de questões muitas vezes cristalizadas, naturalizadas e individualizadas, é possível o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias, reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas, alternativas para seu enfrentamento”, disse.
“Buscam, ainda, contextualizar situações de vulnerabilidade e risco e assegurar a reflexão sobre direitos sociais, proporcionando uma nova compreensão e interação com a realidade vivida, negando-se a condição de passividade, além de favorecer processos de mudança e de desenvolvimento do protagonismo e da autonomia”, completou.