Governo de SP e Prefeitura de Batatais inauguram estação do Corpo de Bombeiros
15/04/2023
O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e o prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, inauguraram nesta sexta-feira (14) a Estação do Corpo de Bombeiros do município. A base, que já estava em operação havia um mês e foi entregue oficialmente agora, fica na rua Maranhão, 120, na Vila Cruzeiro, e pertence ao 9º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A implantação da unidade é resultado de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Batatais, por meio de um trabalho realizado pelo prefeito Juninho Gaspar desde o início de seu mandato, através do Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros, somado ao empenho do Comando do Corpo de Bombeiros e da mobilização dos departamentos responsáveis pela gestão de pessoas, gestão financeira e gestão de patrimônio, além de um excelente trabalho dos oficiais e praças do Grupamento.
O convênio para implantação da estação foi assinado em 2021, após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal do Projeto de Lei que autorizava a Prefeitura a celebrar convênio com o Governo do Estado para instalar os serviços de bombeiros na cidade.
“É com satisfação que celebramos a inauguração da nova estação do Corpo de Bombeiros, fruto de uma colaboração bem-sucedida entre o governo do Estado e o município de Batatais. Com um efetivo treinado e equipamentos modernos, estamos empenhados em garantir a segurança e proteção da população”, disse o prefeito Juninho Gaspar.
Durante seu discurso na solenidade de inauguração, o prefeito citou que, naquele momento, um sonho da população batataense estava sendo realizado. “A primeira solicitação para que tivéssemos uma unidade do Corpo de Bombeiros partiu da Câmara Municipal, feita pelo Dr. Ariovaldo Mariano Gera (advogado e ex-vereador), que está aqui presente, no ano de 1966. Era um pedido para que o poder público municipal fizesse parceria com o governo do Estado. Tivemos outros pedidos, como o do Dr. Elison Vieira (também advogado e ex-vereador), aqui presente, e outras pessoas que, lá atrás, vinham solicitando para que se conseguisse essa grande conquista. De lá para cá, se passaram 57 anos”, afirmou, relembrando ainda o incêndio de 2021, quando a cidade não contava com nenhuma estrutura efetiva para combater o fogo, o que fez com que moradores das zonas rural e urbana passassem por momentos de pavor e medo em meio ao fogo, à fumaça e à fuligem por vários dias.
O secretário de Estado de Segurança Pública falou de sua satisfação em vivenciar o momento de entrega oficial da unidade do Corpo de Bombeiros para Batatais. “É uma alegria imensa estar aqui representando o governador Tarcísio de Freitas, que pediu para dizer que as portas do Governo, do secretariado e do Palácio dos Bandeirantes não estão abertas, e sim escancaradas para Batatais. A nossa forma de trabalhar é olhando no olho”, afirmou Guilherme Derrite.
Por fim, o secretário parabenizou a cidade e o prefeito Juninho pela conquista. “O que você está proporcionando hoje, Juninho, junto com o coronel Victor, o coronel Leal (ten. cel. Rodrigo Moreira Leal, comandante do 9º GB), o capitão Henrique e o sargento Posseti, é estender a mão para a população de Batatais e falar: eu estou aqui, o Corpo de Bombeiros está aqui, próximo e à disposição. O compromisso de salvar vidas está em nosso DNA. Parabéns por essa grande conquista”, disse.
A ESTAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS
Por meio do efetivo local do Corpo de Bombeiros, são atendidas ocorrências de incêndio, salvamento, resgate, bem como o suporte para os serviços de segurança contra incêndio e de educação pública. O efetivo destinado para a cidade é composto por 14 bombeiros plenamente preparados, que passaram pelo ciclo completo de formação e especialização na Escola Superior de Bombeiros e possuem extensa experiência adquirida ao longo de suas carreiras.
Este posto está equipado com uma viatura de combate a incêndio e salvamento e uma viatura de resgate, que foram entregues com grande variedade de equipamentos de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar. Desde o início das operações na cidade, em março, cerca de 60 ocorrências já foram atendidas com sucesso, incluindo o salvamento de um bebê que havia se engasgado. Foram também atendidos incêndios de vegetação, de residência e de veículo; vazamento de gás; captura de animais e insetos agressivos; acidentes de trânsito; casos clínicos; quedas e acidentes pessoais.