GCM desarticula venda ilegal de latas de suplemento alimentar para crianças

05/11/2024

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Batatais conseguiu desarticular um esquema ilegal de venda de latas de suplemento alimentar para crianças, que estavam sendo retiradas da rede pública de saúde e revendidas por meio de redes sociais nesta segunda-feira (4). O produto, que deveria ser utilizado para alimentar e ajudar no desenvolvimento de bebês carentes, estava sendo desviado de seu destino legítimo, o que prejudica aqueles que realmente precisam.


A ação foi possível após a GCM identificar os responsáveis pelo crime, que foram rapidamente detidos e conduzidos para a delegacia do município. As latas de Nestogeno 2, suplemento alimentar essencial para a nutrição de algumas crianças em fase de transição do aleitamento materno, foram recuperadas e devolvidas à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam distribuídas corretamente a quem realmente necessita.


Sob indicação médica, o Nestogeno 2 é utilizado como uma alimentação complementar, garantindo que o bebê receba os nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento saudável. As vitaminas, proteínas e minerais presentes na fórmula são fundamentais para a saúde de crianças em situação de vulnerabilidade.


O prefeito Juninho Gaspar, ao comentar a situação, reforçou a importância de coibir tais crimes que afetam os mais vulneráveis: "Este tipo de desvio de recursos públicos não pode ser tolerado. A alimentação das nossas crianças deve ser tratada com a seriedade e o respeito que elas merecem. Vamos continuar trabalhando para proteger a saúde e o bem-estar da população, especialmente das crianças", disse.


O comandante da GCM, Marcelo Fracarolli, também se manifestou sobre a operação. "Nosso trabalho é garantir a segurança da população e, quando identificamos irregularidades como essa, agimos rapidamente. A colaboração das pessoas é fundamental para que possamos combater práticas criminosas e assegurar que recursos públicos cheguem a quem realmente precisa."


Para casos como este, que envolvem o desvio de recursos públicos ou práticas ilícitas, denuncie imediatamente pelos números 153 ou (16) 3761-8424.