Estudantes do EJA de Batatais participam de ‘aula-passeio’ em Poços de Caldas.

24/05/2022

Em uma ação que envolveu educação, turismo e cultura, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Professora Alzira Acra de Almeida viajaram para Poços de Caldas no último fim de semana.


Acompanhados por docentes da unidade, responsáveis pela organização da viagem, os estudantes fizeram uma primeira parada em São José do Rio Pardo, onde puderam conhecer a Usina Euclides da Cunha, a ponte construída por Euclides da Cunha e a cabana onde foi escrita a obra “Os Sertões”, ampliando seus saberes em literatura e história.


Já na mineira Poços de Caldas, os alunos visitaram o zoo das aves, o centro histórico, a fábrica de cristais São Marcos, além da famosa cachoeira Véu da Noiva.


Segundo os docentes, o passeio possibilitou aos alunos receber importantes conhecimentos empíricos. Eles puderam conhecer um pouco sobre biodiversidade e sua importância para o equilíbrio ambiental, além de terem observado de perto diferentes formações de relevo e usos do solo, enriquecendo conhecimentos nas áreas de ciências e geografia.


De acordo com o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, esse tipo de ação é importante para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, aprofundando os conteúdos aplicados em sala de aula de forma diferente.


“A proposta da EJA é ampliar a visão de mundo dos estudantes, a partir do conhecimento de novos lugares e experiências. Nesse sentido, a Secretaria de Educação apoia iniciativas de passeios culturais que promovam a aprendizagem e a formação integral dos estudantes”, disse o secretário.