Estudantes do Caic realizaram o plantio de árvores na área interna da escola

05/06/2023

A Prefeitura de Batatais, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação e Obras, Planejamento e Serviços Públicos, realizou uma importante ação ambiental na Escola Municipal do Caic "Professor Gilberto Dalla Vecchia".

O evento ocorreu na última quinta-feira (1º) e contou com a presença de 160 alunos da escola do Caic. Durante o evento, foi realizado o plantio de 31 árvores cedidas pelo viveiro municipal, na área interna da instituição.

A ação, que faz parte da Gima (Gincana Intermunicipal de Meio Ambiente), teve como objetivo ensinar aos alunos como calcular a "Pegada de CO2 (dióxido de carbono)".

A atividade foi conduzida por meio de uma calculadora online, que analisou os gastos da escola, como consumo de energia, gás de cozinha e transporte escolar, diretamente relacionados à emissão de dióxido de carbono.

Ao final do cálculo dos gastos, a ferramenta forneceu uma estimativa aproximada da quantidade de dióxido de carbono emitida pela instituição. Como contrapartida, foi proposta uma compensação ambiental por meio do plantio de árvores.

Considerando os gastos da escola, foi calculada uma compensação ambiental de 31 árvores, as quais foram plantadas dentro da área interna da instituição.

Durante o plantio realizado pelos alunos, foram designados padrinhos e madrinhas para as novas mudas. Cada aluno que apadrinhou uma árvore será responsável por cuidar e acompanhar o crescimento da mesma.

O Secretário de Meio Ambiente, Lucas Tofetti, ressaltou a importância de incentivar desde a juventude o contato com o meio ambiente. Ele destacou que ações como a Gima são fundamentais para o desenvolvimento esportivo e pessoal dos alunos. “Além disso, a atividade auxiliou as crianças e jovens a conhecerem melhor o meio ambiente, estabelecendo uma conexão direta com a natureza, tendo contato com a terra ao realizarem o plantio das novas mudas. Foi uma ação de grande importância, pois agora os alunos aprenderam a plantar e serão responsáveis por cuidar e acompanhar o crescimento das futuras árvores da escola”, afirmou.