Cras realiza campanha com crianças e adolescentes sobre bullying e aceitação das diferenças

07/11/2022


O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Santa Luiza, a Vila Lopes, realizou na última semana uma campanha de prevenção ao bullying e aceitação de diferenças, voltada a crianças e adolescentes do “Bom de Nota, Bom de Dança” –projeto que ocorre no equipamento, ofertando oficinas de jazz e danças urbanas.

Segundo Fernanda Girardi, secretária de Assistência Social de Batatais, o objetivo da oficina é despertar o olhar para o diferente como algo belo e proporcionar acolhimento às diferenças, sejam de opinião, etnia, aparência, crença etc. “Todos nós podemos nos envolver com práticas de bullying, mesmo contra a nossa vontade.

Neste caso, podemos ser os agressores, as vítimas ou as testemunhas. Então é importante estarmos em constante reflexão quanto à aceitação do que é diferente, policiando nossas ações e falas”, disse Fernanda.

O QUE É O BULLYINGA lei 13.185/2015 define o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

A ação promovida no Cras da Vila Lopes teve o intuito de evitar esse tipo de prática na comunidade, trabalhando o despertar de um olhar de empatia e admiração, acolhimento e respeito às diversidades.