Composta Trailer desenvolve projeto de compostagem no conjunto Zaira Pupin com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

31/08/2022

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, proporcionou recursos para apoiar a implementação do projeto Composta Trailer e a ação está sendo distribuída em diversos pontos, associações e entidades de acolhimento social da cidade. Na última semana foi a vez de o conjunto habitacional Zaira Pupin receber a ação.


O projeto prevê que uma área do residencial seja transformada em canteiro para plantação de hortaliças que serão adubadas com o produto resultante do processo de compostagem a ser desenvolvido em parceria com os próprios moradores.


Segundo o secretário do Meio Ambiente de Batatais, Lucas Tofetti, os moradores estão recebendo um treinamento técnico para aprenderem a lidar com a compostagem, passando, então, a utilizá-la na horta comunitária do local.


O secretário explica que a compostagem é um método de reciclagem de materiais orgânicos --como, por exemplo, restos de alimentos e cascas de ovo-- com o principal objetivo de reutilização do material orgânico descartável para uso de fertilizantes, ou seja, a transformação de resíduos orgânicos em adubo.
Como parte do processo, os resíduos coletados são misturados e transformados em um composto orgânico por meio da decomposição dos materiais e microrganismos presentes na própria massa do resíduo.


“O foco desse projeto é trabalhar a questão ambiental e também social. Além de incentivar a agricultura orgânica, os moradores poderão utilizar do processo de compostagem para fabricar seu próprio adubo, usá-lo na horta comunitária e, assim, desfrutar de alimentos mais saudáveis na alimentação familiar”, disse Lucas Tofetti.