Cinco alunos batataenses são semifinalistas do Projeto EPTV na Escola.
28/09/2021
Com a proposta de fazer com que os jovens estudantes pesquisassem, analisassem, refletissem e debatessem em sala de aula sobre o tema ‘Pandemia da Intolerância’, alunos estão participando de mais uma etapa do Projeto EPTV na Escola.
De Batatais, cinco alunos estão entre os semifinalistas, sendo:
- Ana Júlia Caetano - Objetivo Batatais - Professora: Sandra Barros. Título da Redação: A intolerância de uma sociedade midiática;
- Amanda Raissa de Souza - E.E. Profª Maria Virgínia Mansur Biagi - Professora: Carla dos Santos Domingos Albino. Título da Redação: O cessar da consciência;
- Adriele Aparecida Santos de Sousa - EMEB Professora Esther Vianna Bologna - Professora: Pâmela Garbellini. Título da Redação: Carta direta aos interessados;
- Eduardo de Melo Corrêa – COC - Professora: Bianca Guiçadi. Título da Redação: DesGosto;
- Jordana dos Santos Pelis - CE SESI-235 - Professor: Jose Ricardo da Silva. Título da Redação: A cultura do “hate”.
O objetivo do tema deste ano é fazer os alunos pensarem sobre a questão da intolerância, questionando: Podemos dizer que a intolerância sempre esteve junto ao homem social?
No mundo atual, com novos meios de comunicação em massa, ou mesmo em tempos de convívio mais restrito e isolado com nossos familiares e pessoas mais próximas, podemos dizer que estamos vivendo uma pandemia da intolerância?
Numa forma bem mais ampla, a pior manifestação da intolerância é quando ela se torna discriminatória e leva a atos de violência moral e física e mesmo de exclusão daquilo que não aceitamos.
É muito comum julgarmos atos discriminatórios religiosos, raciais, de gênero, sexual, entre outros, mas, quantas vezes temos disposição e vontade de olharmos para nós mesmos e refletirmos se somos ou estamos sendo intolerantes, se de alguma forma estamos agindo de maneira discriminatória ou mesmo preconceituosa?
Segundo Secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira a proposta foi importante para uma reflexão sobre os mais diversos aspectos da intolerância, presente no cotidiano de toda a sociedade.
“Os alunos se saíram muito bem e queremos cumprimentá-los, bem como os professores e escolas, em nome da Administração”, afirmou. Agora todos os alunos semifinalistas serão avaliados novamente e as melhores redações serão premiadas.