Carnaval de sucesso: Batatais Folia 2023 atraiu mais de 30 mil pessoas

22/02/2023

Com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Batatais realizou sete dias de programação no evento denominado Batatais Folia 2023. As atividades reuniram um número muito expressivo de batataenses, visitantes e turistas que puderam se divertir com mais de 20 atrações oferecidas.
Tudo começou com o pré-carnaval com o cortejo do Bloco Só Mais Um em frente ao parquinho infantil Ana Nery, na avenida Nove de Julho, que partiu com uma multidão rumo ao Lago Artificial com grande animação e alegria. Depois, foi a vez do Blocão do Morro receber o programa Casa do Samba, da rádio Difusora, em um encontro que reuniu sambistas de diferentes agremiações na quadra de esportes da escola municipal Padre Benito de Uriarte Erbastrain, no bairro Altino Arantes.
Na programação dos cinco dias oficiais de Carnaval, na sexta-feira, dia 17, foi surpreendente o público que acompanhou as apresentações do Que Bloco é Esse e da Banda francana Lemon, que entregou um show maravilhoso. A rua João Luís de Oliveira e o complexo do Terminal Rodoviário, com a Praça de Alimentação, ficaram tomados pelos batataenses, visitantes e turistas.
O primeiro cortejo oficial do Bloco Só Mais Um aconteceu no sábado, dia 18, saindo da praça do estádio do Batatais FC com destino ao Lago. Ao passar pela rua Santos Dumont, o número de foliões dobrou e os organizadores do Batatais Folia, que acompanharam tudo de perto, tiveram que fazer uma ação diferenciada para dar espaço para a passagem do Trio Elétrico quando chegou com o bloco no lago artificial. “Sinceramente pensamos que não seria possível. Uma multidão aguardava o bloco e já se divertia com o DJ Manfré, que aqueceu o público com um repertório muito diversificado. Tivemos que contar com mais de 50 seguranças para, de forma tranquila, ir abrindo espaço para a chegada do trio, e tudo correu da melhor forma possível”, informou o Diretor de Turismo, José Paulo Fernandes. No mesmo dia, a Banda Ana, formada por músicos batataenses, se apresentou até por volta das 23h.
No domingo (19), o Blocão do Morro, após uma pancada forte de chuva, desceu do Altino Arantes em direção ao Lago, com a sua bateria Tsunami e centenas de amantes do Carnaval. Teve ainda matinê com o Que Bloco é esse e o show com a banda Tequila na Mesa, de Ribeirão Preto. Mesmo com chuva durante parte da noite, o público não deixou de prestigiar todas as atrações com muito entusiasmo.
Na Segunda-feira (20), o Bloco Só Mais Um fechou suas apresentações, que comemoraram 10 anos de história. Foi muito bonito poder conferir a multidão que deixava o carro nas imediações do lago e se dirigia para o alto da avenida Washington Luís para acompanhar o trio elétrico com o bloco. No mesmo dia, teve Bloco da Bilinha, de Altinópolis, que, mesmo sob a chuva, também entregou um grande espetáculo.
Fechando o Batatais Folia 2023, nesta terça (21), o Blocão do Morro fez o segundo cortejo até o lago no horário do almoço. No final da tarde, que foi muito chuvosa, começou a apresentação das baterias show das escolas de samba e blocos carnavalescos: Acadêmicos do Samba, Castelo, Riachuelo e Unidos da Liberdade, além dos blocos Estação do Samba e Mocidade. A Unidos do Morro, devido à chuva, resolveu não se apresentar. “Queremos agradecer as agremiações e a Nuapi (Núcleo de Aprendizagem Princesa Isabel) que nos ajudou a organizar esse grande show, resgatando o trabalho com as agremiações carnavalescas. Foi vibrante, foi contagiante e deu mostrar de que nossas escolas estão muito vivas”, disse a Secretária de Cultura e Turismo, Paula Simões Machado. O encerramento da programação se deu com o show de muita qualidade do grupo batataense Raiz Samba 6 e apresentação artística de integrantes da Nuapi.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo agradeceu a confiança do prefeito Juninho Gaspar, do vice Dr. Ricardinho Mele e de todas as secretarias e instituições que ajudaram a realizar o evento que reuniu mais de 30 mil pessoas. “Só podemos agradecer a todos. Aos integrantes da praça de alimentação, com as feiras da cidade, as empresas que forneceram a infraestrutura necessária dentro do que foi contratado, aos seguranças, à Guarda Municipal, à Polícia Militar, às equipes das secretarias de Administração, Obras, Saúde e todas as demais que contribuíram de alguma forma. Foi positivo para a população, que teve momentos de diversão, e para nossa cidade enquanto estância turística”, informou a secretaria.