Capacitação de urgência e emergência forma profissionais da saúde e educação da Prefeitura de Batatais.
23/11/2021
Está sendo realizada nesta semana, numa parceria da Prefeitura de Batatais, por meio das secretarias de saúde e educação, e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), uma capacitação em urgência por meio de um projeto de extensão intitulado ‘O que fazer quando seu bebê engasgar?’.
O trabalho é coordenado pela Profa. Dra. Rosangela Andrade Aukar Carmargo, que enfermeira da USP, que integra o Núcleo de Educação Permanente e Humanização de Batatais – NEPH.Segundo a Secretária de Saúde Bruna Toneti, foram escolhidos 15 profissionais que trabalham nas unidades de saúde, 15 pessoas ligadas a educação, entre professores, diretores e até pais de alunos e os integrantes do NEPH para essa formação.
“A escolha partiu dos colegas das próximas unidades. Depois, eles serão multiplicadores do conhecimento adquirido para os demais membros das equipes”, informou.
A formação busca inclusive atender o que determina a Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
As instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros.