Biblioteca Pública de Batatais terá duas novas atividades interativas do Programa Viagem Literária

25/07/2023

O Viagem Literária, programa estadual dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas, tem diversas atividades programadas para acontecerem em Batatais.
Lançado para integrar as ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas), o Viagem Literária anualmente circula por dezenas de cidades do Estado de São Paulo, com contadores de histórias, escritores e oficineiros para a realização de intervenções, encontros e oficinas.

O objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.

Este ano a viagem está de volta a Batatais, agora com a Biblioteca “Dr. Altino Arantes” contando com profissional concursado, contratado pela atual administração. A programação começou no último dia 12, quando aconteceu a oficina de Escrita Criativa “HQ é para todo mundo!”, com Helô D’angelo, jornalista, cartunista e ilustradora (@helodangeloarte no Instagram).
A programação segue com:

● Dia 09/08, às 9h e às 14h: Contação de Histórias “Só sei que foi assim”, com Sandra Guzmán & Cia. Rabo de Cutia (público preferencialmente acima de 4 anos) (@ciarabodecutia.sandrarguzman no Instagram).

● Dia 18/11, às 14h, Oficina e às 19h, Bate-papo com o escritor. “A escrita, o jogo e o tempo”, com Sérgio Rodrigues, escritor, jornalista e roteirista de TV mineiro. Ele lançou 11 livros e é É colunista do jornal Folha de S. Paulo (@sergiotodoprosa no Instagram).

“O nosso bibliotecário Vinícius Gianeis está diariamente atendendo a comunidade e, para nossa satisfação, já pudemos colocar esse espaço dedicado à leitura e à informação na rota dos projetos estaduais. Temos que agradecer o empenho do prefeito Juninho Gaspar em reativar a nossa biblioteca que, por muitos anos, ficou fechada por falta de profissional habilitado e autorizado para essa função”, informou a secretária de Cultura e Turismo, Paula Simões Machado.