Batatais recebe Jornada Auxílio Brasil sobre ações intersetoriais da assistência social e do esporte

31/10/2022

A Jornada Auxílio Brasil desembarcou em Batatais na última quinta-feira (27), para promover a aproximação e troca de informações entre secretários especiais e nacionais e gestores e técnicos que aplicam as políticas de assistência social e de esporte em municípios da região.


A atividade, realização do Ministério da Cidadania em parceria com a Prefeitura de Batatais, aconteceu na Câmara Municipal.


Durante sua participação, o prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, disse que aquela se tratava de uma ótima oportunidade de discutir ações de grande importância que muitas vezes carecem de orientação técnica. “Toda a nossa região está tendo uma oportunidade de olhar nos olhos, estar próximo dos técnicos da Secretaria Nacional de Assistência Social e do Ministério da Cidadania nessa Jornada Auxílio Brasil”, disse o prefeito.


Juninho Gaspar citou, ainda, que a oportunidade era importante para os participantes aprenderem mais sobre formas de se transformar a vida das pessoas e fazer a diferença na casa daqueles que mais precisam. “Em nossa Secretaria de Assistência Social tivemos um investimento muito grande para termos programas para atender as pessoas que estão em vulnerabilidade social. Estamos em dia de muitas realizações e agradeço, mais uma vez, a oportunidade e a presença de todos aqui em nosso município”, afirmou Juninho Gaspar, finalizando com um convite aos visitantes: “visitem Batatais, visitem a nossa Estância Turística, porque nós estamos de portas abertas para recebê-los.”


O secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, e outros cinco secretários nacionais do Ministério da Cidadania participaram do encontro.


“O Governo Federal desenvolve a política pública, mas quem faz a execução dessas políticas são os estados e municípios. Esse contato direto é de fundamental importância para que a gente perceba como isso está sendo feito, na prática, e consiga implementar políticas públicas efetivas que transformem a vida das famílias que mais precisam de acolhimento”, explicou Luiz Galvão.


Além do secretário executivo, estiveram no encontro em Batatais o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes; o secretário nacional de Renda de Cidadania, Valter Ribeiro; a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa; a secretária nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, Michelle Vinecky; o secretário nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão; e a secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina.


Após explicações detalhadas sobre o programa Auxílio Brasil, outros temas da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social foram abordados, como: o Suas (Sistema Único de Assistência Social); o CadÚnico (Cadastro Único); o Programa Auxílio Gás; o Auxílio Inclusão Produtiva; o Alimenta Brasil; e o Programa Progredir.


A Secretaria Especial do Esporte também participou das capacitações, expondo políticas como a Lei de Incentivo ao Esporte; o Auxílio Esporte Escolar; o Programa Semear + Paradesporto; o Programa Avança Paradesporto; o Programa TEAtivo; os Jogos Escolares Brasileiros; os Jogos da Juventude; e as Paralimpíadas Escolares.