Batatais realiza seu 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e cria ‘carta de proposituras’

03/10/2022

A Secretaria de Assistência Social de Batatais promoveu o primeiro Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do município. O encontro aconteceu no Salão de Eventos da Etec “Antônio de Pádua Cardoso” (Industrial) no último dia 29, reunindo profissionais da área, estudantes, gestores de instituições e o público em geral


O fórum contou com uma palestra sobre o cenário da fome no Brasil, ministrada pela professora-doutora Raquel Sant’Ana, da Unesp de Franca, que abordou a essencialidade das políticas públicas para proporcionar acesso à alimentação regular e permanente de qualidade e em quantidade suficiente.


Também contou com uma detalhada explanação sobre as possibilidades da Política de SAN (Segurança Alimentar Nutricional) apresentada pela ativista Rosana Emilia Gaspar.


Além das palestras, na ocasião, as pastas de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Fundo Social de Solidariedade e ainda a Câmara de Batatais firmaram uma carta aberta de proposituras para implementação da política (Confira o conteúdo nas imagens).

O documento apresenta uma série de propostas, onde estão pautados segmentos necessários para desenvolver projetos, pontuando melhorias e necessidades.


O fórum contou com a participação da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) de Franca, do Claretiano Centro Universitário (através do Casi e de representantes do curso de nutrição), de entidades locais, de alunos da Unesp de Franca, de representantes do Cras de Franca, da Cati SAA (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento), do Assentamento Sapucaí, Assentamento Boa Sorte, CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Batatais e da Secretaria de Assistência Social de Sertãozinho e CRSANS (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) de Franca.


A secretária municipal de Assistência Social, Fernanda Girardi, disse que com a implementação da política e dos programas a ela vinculados é possível ofertar alimentação adequada às famílias, estabelecida por nutricionistas.

“É preciso que todos tenham a possibilidade de acesso a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade necessária, satisfazendo suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma rotina alimentar saudável e nutritiva.”