Batatais oferece horário estendido para vacinação contra gripe nesta quarta-feira, 26 de abril
25/04/2023
A Secretaria de Saúde de Batatais deu início neste mês de abril à Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). De segunda à sexta-feira, a aplicação das doses acontece em todas as UBSs (Unidades Básica de Saúde), das 9h às 15h30.
Para intensificar a imunização, em datas previamente divulgadas, estão sendo oferecidos horários estendidos em unidades estratégicas do município: nesta quarta-feira, dia 26 de abril, as UBSs da Vila Lídia e do Altino Arantes funcionarão também das 16h às 20h para atender a população que não consegue comparecer nos horários regulares.
A secretária de Saúde, Bruna Toneti, explica que a vacinação contra a influenza é importante para a prevenção de complicações respiratórias causadas pelo vírus.
PÚBLICO-ALVO
Nesta primeira fase, a campanha é direcionada ao público prioritário, que inclui idosos com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente entre 6 e 59 anos, portadores de doenças crônicas em geral, caminhoneiros e profissionais das forças armadas.
Não é necessário agendar a vacinação, basta comparecer diretamente a uma unidade, com a carteira de vacinação, o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e um documento de identificação com foto.
OUTRAS VACINAS
Além da campanha de vacinação contra Influenza, a equipe da secretaria oferece a oportunidade de atualização da carteira de vacinação de crianças e adultos. As vacinas disponíveis para atualização da carteirinha infantil incluem tríplice viral (SCR), pentavalente, poliomielite (VIP), covid e febre amarela. Já as destinadas para adultos, são as de febre amarela e dupla bacteriana (dT).
BALANÇO DA VACINAÇÃO ESPECIAL
Como parte de uma estratégia para atingir mais pessoas e aumentar a adesão à vacinação, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois pontos estratégicos de vacinação em frente a supermercados da cidade no último sábado (22 de abril). Na ocasião, mais de 400 moradores foram imunizados, demonstrando que a iniciativa foi efetiva.