Batatais apresenta dois projetos de sucesso no maior evento de saúde pública da América do Sul em Goiânia
25/07/2023
A Secretaria de Saúde de Batatais marcou presença no 37º Conasems (Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), o mais prestigiado evento de saúde pública da América do Sul, realizado de 16 e 19 de julho de 2023. Com o tema "O SUS que Falta no Brasil", o congresso proporcionou um espaço crucial para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas e debates sobre os desafios enfrentados no setor.
Realizado no Centro de Convenções de Goiânia (GO), o evento contou com a participação de centenas de pessoas, entre gestores públicos, profissionais de saúde e representantes de instituições comprometidas com a melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde).
O município de Batatais se destacou ao apresentar duas práticas inovadoras que foram previamente selecionadas para compor a programação do Conasems, mostrando o comprometimento da cidade com o aprimoramento dos serviços de saúde.
A primeira amostra de sucesso apresentada foi o "Software de sistematização das campanhas de vacinação contra Covid-19 em Batatais", iniciativa pioneira permitiu uma administração eficiente das campanhas de imunização contra a Covid-19 no município, contribuindo para uma cobertura vacinal ampla.
Bruna Toneti, secretária de Saúde, explica que o sistema permitiu o gerenciamento integrado de informações e o agendamento de vacinas, o que tornou o processo mais transparente, ágil e eficaz, vacinando 7 mil pessoas em 24 horas.
A segunda prática compartilhada foi a "Rede intersetorial: políticas públicas em Batatais para o atendimento integral do núcleo familiar", iniciativa que demonstrou a importância do trabalho de rede para o atendimento ao núcleo familiar de forma planejada, estratégica e funcional, permitindo o acesso de direitos e evitando sobrecarregar as famílias em comparecimentos sistêmicos em diversos setores públicos. O diretor de Saúde, Rogério Tercal, disse que o Conasems foi uma oportunidade de trocar experiências com gestores de outras cidades e especialistas da área da saúde, além de participar de palestras, mesas-redondas e workshops que abordaram temas relevantes para a gestão pública e aprimoramento do SUS.