Assistência Social se reúne com a Polícia Civil e o Conselho Tutelar para tratar de violência infantojuvenil.
07/06/2022
Uma reunião de articulação entre órgãos públicos com a finalidade de organizar o encaminhamento e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência foi realizada nesta segunda-feira (6).Segundo profissionais da Assistência Social do município, os casos tiveram um aumento expressivo devido ao agravamento das situações de violência como uma das consequências da pandemia.
A ação articulada visa organizar o fluxo de encaminhamentos dos casos envolvendo crianças e adolescentes atendidos pelo Conselho Tutelar a serem direcionados à delegacia, com posterior encaminhamento para a área da Saúde (UPA) e/ou para a Assistência Social.
Participaram do encontro a secretária de Assistência Social de Batatais, Fernanda Girardi, o diretor da Proteção Social Básica, Rogério Tercal, a diretora da Proteção Social Especial, Ana Paula Jardim, a delegada da DDM de Batatais, Juliana da Silva Paiva, o investigador Nelson Aparecido de Morais Filho e os conselheiros tutelares José Edimir da Silva e Maria Emília Bergamini de Sá Ribeiro.
Segundo a secretária de Assistência Social, a iniciativa é fundamental para a garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência e/ou com violação de direitos que estão previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e nos demais dispositivos legais quanto ao acesso aos atendimentos necessários em virtude de violências.
Ao final da reunião ficou organizado o fluxo de encaminhamentos, que seguirá do Conselho Tutelar para a Delegacia, com posterior encaminhamento para o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).