Assistência Social garante o direito da convivência e ressignificação
03/11/2022
O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), ofertado nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), tem o objetivo de oferecer à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos e planos de vida.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.
O serviço tem o papel de, junto ao Paif, no Cras, ressignificar e fortalecer as famílias como suporte na superação de situações e experiências traumáticas e na vulnerabilidade social.
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Fernanda Girardi, o SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. O primeiro passo para quem deseja fazer parte do projeto é ir até um Cras. “É um serviço social que transforma vidas”, disse Fernanda.