Assistência Social e Vigilância Epidemiológica fazem acolhida coletiva com catadores autônomos.
20/07/2022
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Lídia recebeu na semana passada um grupo de catadores de materiais recicláveis autônomos para uma roda de conversa informal, porém muito produtiva.
Os participantes compareceram à unidade para se inscrever ou fazer a atualização cadastral em equipamentos e programas de transferência de renda, como o Cadastro Único --registro que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda.
Também fizeram o preenchimento de formulário do NACR (Núcleo de Assistência aos Catadores de Reciclagem) para posterior recebimento de uniforme e demais ações.
Na oportunidade, equipes do Cras e também da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde promoveram uma acolhida coletiva e passaram aos catadores informações relacionadas ao combate à dengue, formas de acondicionamento correto de materiais para que não acumulem água parada, além de terem esclarecido uma série de dúvidas relacionadas a possíveis acidentes de trabalho.
A secretária de Saúde, Bruna Toneti, lembrou que, apesar de a cidade ter registrado uma redução na incidência de dengue nas últimas semanas, cuidados e orientações devem ser constantes.
“A redução está relacionada ao próprio ciclo da doença, que tem seus casos aumentados com o início do período chuvoso, quando aumentam os números de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com o clima mais ameno e a redução das chuvas, os casos tendem a diminuir.
Temos que nos manter atentos, e a conscientização das pessoas que trabalham com materiais recicláveis é muito importante quando pensamos em prevenção”, disse.
A secretaria de Assistência Social, Fernanda Girardi, disse que a articulação das políticas públicas, territorialização, informação e acesso a direitos fazem parte do trabalho realizado no Serviço do Paif (Programa de Atendimento Integral a Família) e que a mesma ação será realizada também nos demais Cras (Jardim Santa Luiza e Vila Cruzeiro) para possibilitar acessos e fortalecer o território de atendimento das famílias.