Alunos do colégio ABE e da Adepab visitam Estação de Tratamento de Esgoto
14/10/2022
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) “Capitão João Gaspar Gomes” de Batatais recebeu duas visitas monitoradas especiais na última semana.
Em uma delas, estudantes do Colégio ABE tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da estação e o tipo de trabalho desenvolvido no local. Cerca de 70 alunos de sete turmas do ensino fundamental e do ensino médio visitaram o local, acompanhados pelos professores Ismael Scatolin, Cirene Bonifácio, Kleber Gonini, Virgínia Almeida, Luciene Abreu e Carmen Célia Toffeti Gregorutti.
Em outro dia de visita, os protagonistas foram os alunos da Adepab (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente de Batatais), por meio do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Sob a supervisão dos professores e monitores Caroline Aliberti, Gabriel Baltazar, Giovanna Pistori, Priscila Gonçalves, Danielle Fioco e Mayra Segismundo, 62 participantes do projeto, com idades entre 6 e 17 anos, visitaram a ETE, divididos em dois períodos.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Batatais, Lucas Camargo Tofetti, as visitas monitoradas têm o objetivo de ensinar aos alunos, de modo prático, como se desenvolvem os processos de tratamento de esgoto na cidade e mostrar as dependências do local.
Além dos professores e monitores e do secretário do Meio Ambiente, os alunos foram acompanhados também pelo diretor de Controle e Fiscalização Ambiental, Rafael Justo de Almeida, e pelo químico Renato Cesar Luiz, funcionário da Seleta Ambiental, empresa terceirizada que opera a ETE.