Alunos da EJA visitam Estância Fazendinha e conhecem cultura indígena Pataxó

17/04/2023

Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) “Professora Esther Vianna Bologna” tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura dos indígenas da etnia Pataxó - povos originários da região de Coroa Vermelha, no sul da Bahia - em uma visita à Estância Fazendinha, em Barrinha, com o apoio da Secretaria de Educação e acompanhados pelos professores Didier Pozza e Gesarely Bento.
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o artesanato produzido pelos indígenas, aprender sobre seus hábitos e participar de uma celebração festiva, com música e dança. A atividade foi pensada para complementar os conteúdos curriculares relacionados à diversidade do povo brasileiro, e proporcionou uma experiência única e essencial para a formação dos alunos.
O secretário de Educação de Batatais, Victor Hugo Junqueira, destacou a importância dessas atividades para a formação humana dos alunos, que aprendem a respeitar e valorizar as diferentes culturas que formam o país. Segundo ele, a vivência com os indígenas Pataxó permitiu ampliar a visão de mundo dos alunos e proporcionou um conhecimento significativo.
“A visita à Estância Fazendinha certamente deixará uma marca positiva na vida desses alunos e contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos da diversidade cultural brasileira”, disse o secretário Victor.