Acolhida e atendimento humanizado fazem parte da rotina da Proteção Social Básica.
02/08/2022
Os responsáveis pela Proteção Social Básica em Batatais se reuniram na última semana com a finalidade de alinhar e padronizar os atendimentos, possibilitando mais qualidade na acolhida aos usuários.
Os atendimentos para acesso aos benefícios eventuais de vulnerabilidade temporária vão acontecer todas as sextas-feiras, às 7h30.
Na ocasião, serão realizados atendimentos para atualização de dados e abertura de prontuário quando necessário.
Após essa primeira etapa, os usuários serão acolhidos pela equipe técnica que fará uma explanação em acolhida coletiva sobre os benefícios eventuais, formas de acesso, elegibilidade, temporariedade e forma de política complementar aos programas de transferência de renda e demais políticas públicas.
Serão abordadas também questões inerentes aos grupos do Paif (Programa de Atenção Integral a Família), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoa com Deficiência e Idosos, além dos programas de transferência de renda.
Haverá ainda atendimento individualizado dos usuários para escuta qualificada e análise de fornecimento do benefício eventual, conforme demanda e disponibilidade.
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Fernanda Girardi, a acolhida é uma ação presente em todos os serviços, programas e projetos socioassistenciais é o contato inicial qualificado da família com o SUAS.
“Trata-se do momento de compreensão da realidade pela escuta das necessidades e demandas das famílias e de publicizar as ações do Serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais.
O profissional buscará a compreensão das expressões da questão social apresentada, e identificar potencialidades e recursos para a superação das vulnerabilidades. É importante ter esse momento como o início de um vínculo entre Serviço e família, dando segurança ao usuário de expor suas vivências.”